O Presidente da República, João Lourenço, foi convidado pelo homólogo russo, Vladimir Putin, a visitar a Rússia, em Maio do próximo ano, no quadro do reforço das relações entre os dois países.
O convite de Vladimir Putin foi apresentado, ontem, em Luanda, ao estadista angolano, pelo embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, durante uma audiência concedida pelo Chefe de Estado angolano no Palácio da Cidade Alta.
À saída do encontro, Vladimir Tararov avançou à imprensa que o Presidente João Lourenço manifestou disponibilidade para aceder ao convite. “Em princípio, o Presidente da República de Angola aceitou este convite com prazer”, referiu Tararov, para quem este sinal reflecte o nível de relações entre os dois Estados.
O embaixador da Rússia em Angola disse que esta visita deverá coincidir com as celebrações do Dia da Vitória na Segunda Guerra Patriótica, termo utilizado naquele país para descrever o conflito e o esforço de guerra da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) contra a Alemanha Nazista e os seus aliados.
“Isso tem, também, grande importância para nós, razão pela qual convidamos os nossos amigos mais próximos para compartilhar connosco aquela alegria da vitória contra o fascismo”, salientou.
Vladimir Tararov disse que essa vitória foi de grande importância para todo o mundo, por ser dela que emergiu a libertação nacional de vários países africanos e asiáticos contra o colonialismo.
No quadro da cooperação económica, o diplomata russo ressaltou que os dois países continuam empenhados em desenvolvê-la cada vez mais, tendo, a título de exemplo, revelado o interesse de empresários russos em investir em Angola em vários domínios.
“Nós estamos interessados em importar para a Rússia, por exemplo, a produção agrícola, que já começou a desenvolver-se rapidamente no país”, adiantou Vladimir Tararov, sublinhando que o maior fruto da relação entre os dois países e povos é a amizade e a fraternidade.
Ainda no capítulo da cooperação económica, informou a preparação de uma comissão de cooperação económica e comercial, que será realizada mais ou menos em Setembro, para a discussão e ampliação da cooperação económica entre os dois países.
Questionado sobre o valor das trocas comerciais entre a Rússia e Angola, o diplomata russo, sem avançar números, disse não serem de grande monta, mas assegurou estarem em curso acções para aumentá-la.
Em relação à empresa multinacional russa Alrosa, Vladimir Tararov ressaltou que a mesma está a funcionar sem alguma restrição “importante”, reforçando que a empresa continua a contribuir para o desenvolvimento da indústria diamantífera angolana.
Encontro de Ministros
O embaixador da Rússia em Angola anunciou a realização, em Sóchi, nos dias 11 e 12 de Novembro, da Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros, na qual esperam contar com a presença do ministro Téte António. “Eu entreguei uma mensagem pessoal do nosso ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov, ao seu homólogo angolano, Téte António, para participar neste grande evento”, aclarou.
Vladimir Tararov esclareceu que o evento será realizado no quadro dos fóruns Rússia-África e pretende-se que seja o maior evento político de 2024. “Esperamos que seja um evento bastante frutífero para a paz, segurança e cooperação entre os países africanos e a Rússia”, realçou o embaixador russo, informando que a audiência permitiu abordar assuntos ligados à cooperação entre a Rússia e Angola.
Vladimir Tararov anunciou que 50 das 150 ambulâncias oferecidas ao país pelo Governo russo podem começar a chegar ao país muito em breve.
Encontro com o líder do Abu Dhabi Group
Noutra audiência, o Chefe de Estado, João Lourenço, recebeu o presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Abu Dhabi Ports Group, Mohamed Juma Al Shamisi, com quem abordou assuntos ligados às operações realizadas por aquela empresa no país.
A Abu Dhabi Ports, operador do comércio global, logística e indústria, assinou, em Luanda, um acordo com a Unicargas e a Multiparques para exploração de terminais portuários por 20 anos, prorrogável por mais 10 anos.
Com a Autoridade Portuária de Luanda, o grupo empresarial dos Emirados Árabes Unidos assinou um acordo com vista à operação e à modernização do terminal portuário multiusos de Luanda.
Fonte: JA