Publicidade
EducaçãoSociedade

Professores do Ensino Geral entram em greve no dia 23 de Novembro

Os professores do Ensino Geral pretendem entrar em greve no próximo dia 23 de Novembro. Segundo soube a imprensa, a decisão surgiu após Assembleia realizada pelo Sindicato Nacional dos Professores, no sábado, 12.

Em causa está, segundo os “homens do giz”, a falta de solução aos problemas apresentados no caderno reivindicativo entregue ao Governo há quase 3 anos.

Dos cerca de 11 pontos constantes no caderno reivindicativo, os profissionais destacam a revisão do Estatuto dos Agentes da Educação; revisão do Estatuto remuneratório e melhoria das condições de trabalho. Exigem também da entidade patronal a separação do salário e do subsídio de férias na folha de salário.

O aumento dos subsídios suplementares é outro ponto destacado pelos Sindicato, que argumenta que o Decreto Presidencial 03/2022 estabelece um teto máximo de 60%, sendo que “os professores nem metade dessa percentagem chegam”, queixam-se.

A redução do IRT é outro ponto reivindicado, pois, segundo o Sindicato, “está muito alto. Tem engolido os salários”. Para além de que, segundo exigem, “o IRT não deve abranger os subsídios”.

Segundo o SINPROF, a greve dos professores do Ensino Geral deverá acontecer em três fases: de 23 a 30 de Novembro de 2022; de 6 a 16 de Dezembro de 2022 e 3 a 31 de Janeiro de 2023.

Fonte: CK

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo