
O 31 de Janeiro foi consagrado Dia da Paz e Reconciliação em África, por ocasião da XVI Sessão Extraordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, realizada em Maio de 2022, em Malabo, República da Guiné Equatorial, tendo, nessa ocasião, os Chefes de Estado e de Governo africanos designado João Lourenço como Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África
O Presidente da República e Presidente em exercicio da União Africana, João Lourenço, endereçou uma mensagem aos africanos, na qual reforçou o apelo, pedindo o empenho de todos na construção de uma África estável e pacífica, onde a paz e areconciliação sejam prioridade.
A mensagem do Presidente João Lourenço foi transmitida na abertura de uma sessão especial do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, que marcou as comemorações do Dia da Paz e Reconciliação em África, celebrado a 31 de Janeiro. A reunião teve, entre outros objectivos, a partilha de experiências de Angola, Serra Leoa e África do Sul sobre as lições tiradas nos processos de paz e reconciliação, conduzidos nos respectivos países.
A experiência de Angola foi apresentada pelo embaixador Miguel Bembe, representante permanente da União Africana. Na sua mensagem, enquanto campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação e enquanto Presidente em exercício da União Africana, o Chefe de Estado angolano, referiu que o 31 de Janeiro não é apenas uma celebração, é um convite para os africanos reflectirem sobre os desafios de paz e segurança que ainda persistem no continente.
Fonte: OPAÍS



