O Presidente da República, João Lourenço, mostrou-se satisfeito, sábado, ao constatar o andamento das obras de execução do novo Hospital Geral de Ndalatando, província do Cuanza-Norte, que terá a capacidade de 200 camas.
Durante a visita a este empreendimento, o Presidente recebeu garantias por parte do director da empresa construtora, PROMED, Weslei Oliveira que as obras estão a 48 por cento e que ainda este ano estarão concluídas.
O Chefe de Estado gostou do que viu e afirmou que o novo hospital vai acudir todas as necessidades da população do Cuanza-Norte e das províncias vizinhas, bem como os sinistrados da estrada nacional 230.
A cargo da construtora PROMED, as obras começaram em Agosto de 2021, orçada em 63 milhões de dólares, a nova unidade sanitária está a ser erguida numa área de 15 mil metros quadrados, a princípio teria duração de 18 meses, devido à redução de pessoal na altura da Covid-19 e situações de chuvas constantes nesta localidade, os prazos foram alterados.
A unidade vai prestar serviços de neonatologia, cuidados intensivos, ortopedia, obstetrícia, cirurgia, queimaduras, medicina interna, Otorrino, oftalmologia, medicina dentária, psiquiatria, gastroenterologia, hemodiálise, dentre outros.
O estabelecimento de nível secundário, prevê oferecer numa primeira fase 15 especialidades médicas e diversos serviços de tratamento especializado, com capacidade para atender mais de 1.000 pacientes por dia. O hospital, será também um centro de referência para formação de quadros em especialidade nas várias carreiras da saúde.
Fonte: JA