O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou esta sexta-feira, em Luanda, o Hospital Geral de Viana Bispo Emílio de Carvalho, num investimento de mais de 125 milhões USD.
O Hospital Geral de Viana está localizado no distrito Urbano do Zango, município de Viana, e dispõe de serviços como clínica geral, cardiologia, neurologia, otorrino, oftalmologia, ortopedia-traumatologia, ginecologia-obstetrícia, estomatologia, urologia, cirurgia geral, anestesiologia e oncologia, entre outros.
O hospital que tem uma capacidade para 356 camas, metade das quais reservadas à pediatria, foi erguido em três anos e vai empregar 1.200 funcionários, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de imagiologia e de laboratório.
A unidade hospitalar tem cinco salas de operação, oito enfermarias para internamento, um centro de diagnóstico centralizado, a unidade conta ainda com serviço de emergência, sectores de obstetrícia e ginecologia, pediatria, ortopedia e medicina geral.
Emílio Júlio Miguel de Carvalho nasceu em Agosto de 1933 na região de Pungo Andongo, província de Malanje.
Consagrado ao Episcopado a 21 de Outubro de 1972, foi eleito na Conferência Central de África que se reuniu em Limbe, Malawi, como o primeiro angolano a dirigir a Igreja Metodista Unida de Angola.