
O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola–Turquia (CCIAT), Sérgio Campos da Conceição, foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pelo Instituto Africano de Pesquisa Pluridisciplinar Aplicada (IARPA).
A cerimónia decorreu nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, em Dakar, Senegal, reunindo académicos, diplomatas, investigadores, empresários e líderes institucionais de vários países africanos.
De acordo com o Comité de Orientação Estratégica do IARPA, a distinção de Sérgio Campos da Conceição foi atribuído em reconhecimento ao seu compromisso exemplar, às suas contribuições notáveis e ao seu papel de impacto essencial na promoção da pesquisa científica e do desenvolvimento plurisisciplinar em África.
E também reafirma, o seu papel no fortalecimento das relações económicas internacionais, que têm gerado acordos bilaterais e iniciativas multidisciplinares no sector público e privado no olhar dos países Africanos em particular de Angola
De igual modo, foram distinguidos na mesma cerimónia, a Ministra das Pescas Dra. Carmem dos Santos bem como o catedrático em Direito o Dr. Lino Diamvutu.
Com uma carreira iniciada em 2006, Sérgio Campos da Conceição passou por setores estratégicos como Comércio, indústria, transportes, administração pública, agricultura, pescas e petróleo, até assumir a presidência da Câmara de Comércio e Indústria Angola Turquia, onde tem impulsionado parcerias internacionais e programas de fortalecimento empresarial. É membro fundador da Associação dos Gestores e Adminstradores de Angola, da Pirâmide World Foundation, Petro Link Angola, Isacleco, bem como da Serquiz Angola.
Durante a cerimónia, Sérgio Campos da Conceição deixou uma mensagem marcada por humildade, emoção e sentido de responsabilidade:
“Estou muito feliz. Este reconhecimento, que acolho com humildade, simboliza anos de dedicação, pesquisa, compromisso e resiliência. São 19 anos de liderança e esta distinção mostra que estamos no caminho certo.
Este não é um título individual; é um chamado para continuar a produzir conhecimento, promover o mérito científico e apoiar os jovens.
Esta conquista tem um significado coletivo, especialmente num momento em que celebramos os 50 anos da Independência. Os angolanos estão a contribuir para o progresso científico e para o mérito intelectual, pilares essenciais do desenvolvimento nacional.
Estamos todos de parabéns. Ver três filhos de Angola reconhecidos num território estrangeiro é um grande prestígio para o país.
Devemos continuar a apostar na economia do conhecimento e no fortalecimento do capital humano.”
Alem de Sérgio Conceição, a Ministra da Pesca em Angola Carmen Neto também foi distinguida, que resultou assim numa Algeria do País
O evento, marcado pela presença de personalidades de vários países africanos, reforçou o compromisso com a promoção da ciência, o estímulo à produção de conhecimento e a cooperação entre instituições académicas e científicas do continente.



