
O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, destacou esta quinta-feira (4), em Washington, o contributo do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, nos esforços para pôr fim ao conflito armado no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
Donald Trump falava na abertura da cerimónia de assinatura do acordo de paz entre os líderes da RDC, Felix Tshisekedi, e do Rwanda, Paul Kagame, na capital americana, Washington.
O Presidente João Lourenço, actual líder da União Africana (UA) presenciou a cerimónia como convidado especial de Donald Trump, para testemunhar a assinatura do acordo destinado a pôr termo a mais de três décadas de conflito entre os dois países da região dos Grandes Lagos.
Na ocasião, o estadista americano disse esperar que o acordo possa dar início a uma nova era.
Por sua vez, o líder do Rwanda, Paul Kagame, também ressaltou o empenho de João Lourenço e do Presidente Donald Trump para o êxito do processo de paz entre a RDC e o Rwanda.
Já o Presidente Felix Tshisekedi manifestou a sua profunda gratidão às autoridades americanas pelos esforços empreendidos para trazer a paz para o seu país, bem como ao líder angolano, João Lourenço, e aos outros actores do continente.
O Presidente da RDC frisou que o seu país encara este momento com bastante responsabilidade.
Fonte: Angop



