O mercado petrolífero está com as expectativas em alta sobre o comportamento dos preços esta semana, depois de na última sexta-feira o Brent ter fechado a sessão do dia nos 73,79 dólares e o WTI nos 70,45 dólares.
Os analistas referenciados pela Investing.com antevêem um cenário de fortes incertezas, desde as fraquezas da economia chinesa, a instabilidade do Médio Oriente, os efeitos da guerra Rússia-Ucrânia e as projecções da Reserva Federal (banco central) dos EUA, cogitando-se novos sobe e desce nas negociações nos mercados de futuro.
O petróleo WTI (West Texas Intermediate), no mercado internacional, fechou em alta, na passada sexta-feira, nos 70,45 dólares por barril, posicionando-se assim na casa do preço médio aprovado pelo Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025.
Na Bolsa Mercantil de Nova Iorque, o petróleo para entrega em Fevereiro foi negociado a 70,45 por barril no momento da escrita, subindo 1,19 por cento. Anteriormente, negociadas em alta na sessão do último dia da semana, o petróleo estava propenso a encontrar apoio em 68,42 e resistência em 70,75. O Índice Dólar Futuros, que acompanha o desempenho do dólar norte-americano em comparação com a cesta das seis principais moedas, registou perdas 0,13 por cento para negociação a 107,75 dólares.
Ao longo de 2024, o preço do barril do petróleo chegou a ultrapassar os 80 dólares, nos primeiros negócios, atingindo o nível mais alto em Março (86 dólares).
Fonte: JA