O grupo Abu Dhabi Ports (AD Ports) dos Emirados Árabes Unidos (UAE) vai investir 410 milhões de dólares nos próximos 20 anos para operar no Porto de Luanda, com cerca de metade destinado à modernização do terminal polivalente operado pela Unicargas, como resultado de um acordo de concessão assinado esta terça-feira, em Luanda.
Os acordos foram assinados entre o operador AD Ports, a Unicargas, a Multiparques e a autoridade portuária de Luanda e preveem a concessão e modernização do terminal polivalente por um período de 20 anos, prorrogável por mais dez, através de um consórcio.
Ainda no quadro dos acordos, prevê-se que a remodelação do terminal esteja concluída no terceiro trimestre de 2026 Na fase inicial, a AD Ports vai investir 251 milhões USD para modernizar o terminal, um investimento que deve aumentar para 410 milhões ao longo do prazo da concessão e em função da procura do mercado.
O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas Abreu, destacou que os acordos resultam das conversações que as empresas têm mantido e que tinham conduzido já à assinatura do termo de compromisso entre as partes a 17 de Janeiro de 2023.
Considerou, igualmente, que o Porto de Luanda como um centro crítico para o comércio regional e para a vitalidade económica do país e dos seus vizinhos. “Esta parceria estratégica com a AD Ports vai melhorar significativamente as capacidades logísticas e estimular o crescimento económico de toda a região central e ocidental do continente africano”, reforçou.
Fonte: Expansão/AN