Um homem, de 28 anos, foi detido pela Polícia Nacional (PN) no Lubango, por, de forma fraudulenta ter obtido, através do Facebook, imagens íntimas de mulheres, passando-se por cafetina, conseguiu fotos das vítimas em nudez e passou a chantageá-las, a troco de favores sexuais, sob ameaça de divulgá-las.
O jovem foi detido em flagrante delito, numa hospedaria, quanto estava prestes manter relações sexuais com uma de suas chantageadas, estando a Polícia a investigar quantas pessoas estariam associadas ao golpe e o número de vítimas.
O cidadão é suspeito dos crimes de agressão sexual, fraude sexual e lenocínio (O tipo criminal em questão envolve a conduta de, profissionalmente ou com intenção lucrativa, fomentar, favorecer ou facilitar o exercício por outra pessoa de prostituição) e foi detido terça-feira pela Secção de Investigação de Ilícitos Penais do Comando Municipal do Lubango, mediante uma denúncia de um advogado, sobre a presumível existência de um grupo de indivíduos a praticar tais acções, através da referida rede social.
Ao falar do caso, hoje, quinta-feira, o comandante da PN no Lubango, superintendente-chefe Domingos Amadeu Ferreira, referiu que o suspeito foi flagrado pelas 17 horas, no bairro Comandante Nzaji, no interior de numa hospedaria, quando estava prestes a manter relações sexuais com mais uma das suas vítimas.
Citando as vítimas, a fonte referiu que os factos tiveram início em Março do ano em curso, quando por meio de uma conta virtual que o acusado usava com identidade feminina, propôs as mesmas a fazerem parte de uma rede de prostituição garantindo-as lucros, que para tal as vítimas teriam de enviar imagens de nudez.
Ressaltou que após realização de acções de busca determinou-se que o suspeito é o responsável da criação de cinco perfis no Facebook com identidades diferentes pelos quais passava-se como cafetina e em outras como cliente.
Fez saber que têm até ao momento cinco mulheres, vítimas já identificadas, e seguem diligências, no sentido de identificar outras envolvidas no crime.
Fonte: Angop