Numa altura em que os investidores aguardam para perceber se haverá ou não retaliação de Israel ao ataque do Irão, os preços voltam a cair.
Os preços do petróleo estão a descer nesta quarta-feira, à medida que os ventos económicos contrários pressionaram o sentimento dos investidores, restringindo os ganhos provenientes das tensões geopolíticas, com os mercados atentos à forma como Israel poderá responder ao ataque do Irão no fim-de-semana.
Perto das 08:00 de Luanda, o Brent do Mar do Norte, referência para as exportações angolanas, perdia 0,4% para 89,7 USD o barril. Já o West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, recuava 0,5% para 84,9 USD.
Israel garantiu na segunda-feira que iria responder ao ataque de Teerão, apesar dos apelos do Ocidente e dos próprios países do Médio Oriente para que exista contenção, mas não divulgou desde então qualquer detalhe sobre o tipo de retaliação que poderá estar em causa.
Além das tensões no Médio Oriente, também os mais recentes comentários de Jerome Powell, presidente da Fed dos EUA, estão a penalizar o sentimento do mercado. Isto porque abrem a porta a que os juros na maior economia mundial se mantenham em níveis elevados durante mais tempo, o que poderá penalizar a procura por energia.
Fonte: Expansão