Paris´2024: Com olhos nos “quartos” Angola defronta Hungria
A Selecção Nacional sénior feminina de andebol defronta hoje, às 15horas, no Pavilhão Arena Paris Sud 6, a similar da Hungria, em jogo a contar para a terceira jornada do grupo preliminar B, do torneio olímpico de Paris´2024. Qualquer das equipas que ganhe, carimba o passe para os quartos-de-final da prova.
As duas equipas encontram-se tecnicamente empatadas, cada uma com dois pontos de vitória e derrota, após as duas primeiras jornadas. Angola ocupa a terceira posição, por ter uma diferença de golo positiva de 2, enquanto as húngaras, na quinta, têm diferencial negativo de menos dois golos.
O empate regista-se igualmente no quesito motivação, uma vez que, na segunda jornada ambas lograram as primeiras vitórias. Primeiro as europeias desfeitearam o Brasil, 25-24, com golo a ser conseguido nos segundos finais, depois de estarem a perder por quase toda a partida. Angola, por seu turno, conseguiu jogar com alguma facilidade nos minutos finais da vitória, 26-21, sobre a Espanha.
O desequilíbrio encontra-se no historial de jogos, em que as da Hungria levam vantagem de duas vitórias, contra uma. Angola tem felizes lembranças de Paris, palco da única vitória que registou sobre a adversária de hoje, 37-36, na definição do sétimo lugar do mundial de 2007, melhor classificação de sempre.
Natália Bernardo é a única jogadora que viveu as emoções daquela vitória. Do lado húngaro não há sobreviventes do último confronto entre os dois países.
Antes, em Jogos Olímpicos, os dois conjuntos defrontaram-se em 2000, onde houve uma cabazada, 22-42, para as europeias. No campeonato do mundo, da Rússia, 2005, nova vitória, 34-30, da Hungria.
Fonte: JA