Pablo Lopez: “As autarquias não são a solução para todos os problemas”

O director do PASCAL-Projecto de Apoio à Sociedade e à Administração Local em Angola, Pablo Lopez, considerou, quarta-feira, em Luanda, que as autarquias não são a solução de todos os problemas da população.
Ao falar na abertura de uma acção formativa para jornalistas das províncias de Benguela, Huambo, Luanda e Malanje, com o objectivo de discutir a promoção de uma participação cidadã mais activa na vida pública, Pablo Lopez afirmou que “as autarquias têm que ser um meio e não um fim” para a resolução dos problemas.
“As autarquias, embora sejam uma expectativa legítima, não devem ser vistas como a solução para todos os problemas”, referiu.
O director do PASCAL ressaltou o “papel fundamental” da media na sensibilização e informação da população, afirmando que os jornalistas são aliados essenciais no processo de comunicação para o desenvolvimento. “Estamos a começar a ver os primeiros frutos do PASCAL”, disse, referindo-se à qualidade dos artigos publicados e ao envolvimento crescente dos ministérios e administrações municipais.
A formação, que encerra hoje, foi projectada para ser um espaço interactivo, onde os participantes partilham experiências e aprendem uns com os outros, tendo em abordagem temas como “o papel da media na promoção da Cidadania”, “estratégias eficazes de comunicação para engajamento cívico” e o “desafio e oportunidades na media para a cidadania”.
Para este evento, o PASCAL trouxe para Angola dois jornalistas brasileiros, nomeadamente Daniel Cavaretti e Marc Tawil, para a troca de experiências com colegas angolanos.
Financiado pela União Europeia (UE), o Projecto PASCAL é uma iniciativa do Governo angolano, com o objectivo de fomentar uma governação local mais próxima dos cidadãos.
Fonte: JA