ONU afirma que conflito na RDC provocou mais de 800 mil deslocados num ano
O conflito entre o grupo rebelde M23 e o exército congolês no nordeste da República Democrática do Congo (RDC) provocou a deslocação de 800 mil pessoas no último ano, anunciou a ONU.
Numa declaração publicada hoje na rede social Twitter, o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) referiu que mais de 20.000 pessoas foram deslocadas na província do Kivu do Norte pelos “confrontos recentes” entre o exército congolês e as forças suas aliadas e o M23.
Segundo relatou a Lusa, os residentes na zona de Kibirizi, situada a cerca de 120 quilómetros de Goma, a capital provincial do Kivu do Norte, fugiram devido aos combates nas aldeias vizinhas.
No ano passado, “mais de 800.000 pessoas foram deslocadas por novos combates entre as forças congolesas e o M23, de acordo com as autoridades e os parceiros humanitários”, afirmou o OCHA.
A agência da ONU instou todas as partes em conflito a “respeitarem o direito humanitário internacional, protegerem os civis e assegurarem o acesso às populações que necessitam de assistência humanitária”.
Fonte: JA