Publicidade
NotíciasPolitica

MPLA perdeu ″milhões de dólares″ com redução de deputados no parlamento angolano e teme cenário semelhante nas autarquias

O MPLA perdeu “milhões de dólares” do Orçamento do Estado, por reduzir o número de deputados no parlamento após as eleições de 2022, disse hoje um dirigente partidário, receando pelo mesmo cenário nas autárquicas.

Segundo Job Capapinha, citado pela Emissora Católica de Angola, o partido dos “camaradas”, que elegeu 124 deputados em 2022, conta actualmente com um reduzido orçamento.

“Quantos deputados perdemos nas eleições de 2022? A UNITA tem 90, nós ficamos com 124 deputados, sabem quantos milhões de dólares o partido perdeu do OGE [Orçamento Geral do Estado]? O bolo orçamental do partido ficou reduzido devido à esta perda de lugares no parlamento, logo o orçamento do partido baixa”, disse na abertura de um seminário da comissão de auditoria e disciplina do MPLA no Cuanza Sul.

“As nossas necessidades também têm cortes porque estamos a receber menos do OGE”, salientou Job Capapinha, também governador provincial no Cuanza Sul.

O MPLA elegeu 124 deputados nas eleições gerais de 24 de agosto de 2022, menos 26 deputados em comparação com as eleições de 2017, sendo que a UNITA quase que duplicou o número ao eleger 90 deputados para a legislatura 2022-2027.

Para Capapinha, também secretário provincial do MPLA na província angolana do Cuanza Sul, círculo eleitoral onde a UNITA elegeu um deputado, o cenário da redução do número de deputados também pode vir a verificar-se nas eleições autárquicas, se os “camaradas dormirem”.

“E assim, sucessivamente, vai acontecer [redução de deputados] com as autarquias, se também estivermos a “ngonhar” (gíria local que significa dormir ou distraídos) e deixarmos os municípios para eles [oposição] tomarem conta, na hora das contas vamos ver que não valeu nada para nós”, alertou.

Fonte: NJ

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo