
Os responsáveis dos centros de saúde dos bairros Mufuma e Banda, no município do Quela, provincia de Malanje, foram detidos por desviarem, para fins comerciais, grandes quantidades de fármacos, destinado às populações daquelas localidades.
O esquema dos funcionários do Ministério da Saúde foi descoberto no último fim-de-semana, quando os agentes do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) de Muquixi interpelaram, na via pública, um homem suspeito que transportava na sua motorizada (Kupapata) dois sacos carregados com 150 quilogramas de fármacos.
Os agentes verificaram os sacos, onde encontraram grandes quantidades de medicamentos, que foram retirados das farmácias dos centros de saúde dos bairros Mufuma e Banda, para serem comercializados em outras farmácias e mercados informais, segundo a polícia.
Após ser interrogado, o motorista disse às autoridades policiais que “foi contratado por um homem para retirar os fármacos dos centros de saúde do município do Quela para um esconderijo na cidade de Malanje”.
Depois destas declarações, conta o porta-voz do comando provincial de Malanje da Polícia Nacional, Junqueira António, os dois responsáveis dos centros de saúde foram localizados e detidos, nesta segunda-feira, 20, na cidade de Malanje.
Os funcionários do Ministério da Saúde serão encaminhados para o juiz de garantias pelos crimes de peculato e descaminho. Quanto ao motorista, também se encontra sob custódia da polícia.
Fonte: NJ