
Após o governador de Luanda, Luís Nunes, ter visitado o local na terça-feira,25, o Governo Provincial de Luanda (GPL) anunciou esta quinta-feira, 27, o encerramento temporárioem Luanda, no âmbito do combate à epidemia de cólera.

Este famoso mercado do peixe na Samba, em Luanda, vai ficar encerrado a partir de desta sexta-feira,28, por tempo indeterminado.
Em comunicado, o GPL diz que foi realizada uma avaliação de risco das condições higiénicas, sanitárias e ambientais, tendo sido constatado no mercado um alto risco para a transmissão da infecção pela Comissão Nacional de Luta Contra a Cólera.
Segundo o GPL, a Associação de Pesca Artesanal Semi-Industrial de Luanda está a trabalhar com o governo provincial para criar condições que permitam a segurança sanitária para os pescadores, consumidores e embarcações.
Entretanto, o GPL recomenda aos vendedores de produtos não-piscatórios a dirigirem-se aos outros mercados de Luanda para continuarem com as vendas dos seus produtos.
Importa recordar que a então Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL) encerrou o mercado do peixe da Mabunda em 2020, no âmbito das medidas de prevenção e propagação da Covid-19.
Na altura, centenas de vendedoras queixaram-se de ter ficado sem alternativa para o sustento das famílias.