Jogos Olímpicos: Pérolas estreiam-se com derrota em Paris

A Selecção Nacional sénior feminina de Andebol perdeu, esta quinta-feira, diante dos Países Baixos, por 31-34, no primeiro jogo do grupo preliminar B do torneio olímpico.
As Pérolas chegaram até Paris para participar no torneio olímpico pela oitava vez consecutiva, depois de vencerem, por 27-21, diante dos Camarões, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda.
Dispostas a orgulhar uma tradição iniciada em Atalanta 1996, nos EUA, o grupo comandado por Carlos Viver tinha pela frente os Países Baixos que partiam com o favoritismo para o encontro.
A Selecção Nacional sénior de Andebol Feminino queria repetir a façanha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 quando ganhou frente à Roménia, por 25-19.
As Pérolas até marcaram primeiro por Helena Paulo, mas as neerlandesas responderam e rapidamente colocaram-se em vantagem, por 1-3.
As campeãs africanas foram-se mantendo por perto, com 2-3, 2-4, 3-4, 3-5, 4-5, até que Angela Malestein desfez o nó no resultado, Kelly Dulfer e novamente Malestein marcaram e forçaram o técnico nacional a pedir desconto de tempo com 4-8.
A paragem fez bem às pupilas de Carlos Viver que fizeram três golos de rajada, por Albertina Kassoma, Vilma Nenganga e Natália Bernardo, porém Estavana Polman quebrou o ímpeto angolano, 7-9, que de resto seria a tendência ao longo da primeira parte.
A Selecção Nacional “mordia os calcanhares” à formação europeia ou empatava, mas não liderava o marcador.
Ao intervalo registava-se o 18-19.
Na segunda parte, as neerlandesas criaram uma “almofada” que variava entre os quatro e os cinco golos e as Pérolas estiveram sempre atrás do prejuízo, tendo apenas conseguido reduzir para três a diferença de golos.
A Selecção Nacional volta a jogar no próximo domingo com a Espanha.
O grupo B é composto por: Países Baixos, Hungria, Brasil, Espanha, França (campeã mundial e olímpica) e Angola.
Fonte: JA/AN