Jogos Olímpicos: Angola “sem travões” para marcha triunfal francesa

A Selecção Nacional de andebol sénior feminino não teve como travar, esta quinta-feira, as anfitriãs, França, que mostraram o amplo favoritismo com um triunfo expressivo, por 38-24, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Desde o início as francesas entraram com o pé no acelerador e rapidamente se puseram a ganhar, por 7-2, até que o técnico Carlos Viver pediu um desconto de tempo.
O combinado nacional recuperou o foco com dois golos de Vilma Nenganga. Todavia, as campeãs mundiais e as vencedoras da medalha de ouro em Tóquio, 2020, não pararam por aí e voltaram a aumentar a vantagem por Tamara Horacek e Alicia Toublanc.
As Pérolas batalharam para se aproximar das anfitriãs e mesmo num ambiente hostil estiveram a dois de empatar com 11-9, 12-10, 11-13, 12-14.
Ainda assim a equipa da casa tinha outros planos e foi para o intervalo a liderar por 18-14.
No balanço da primeira parte, Angola até deu mostras de melhorias defensivas e bons movimentos sem bola que perturbaram as francesas no ataque e na defesa.
Eliane Paulo teve de substituir Marta Alberto e fez boas intervenções. A eficácia da formação europeia registava 66% eficiência em relação aos 33% das Pérolas.
Do outro lado, Laura Glauser fez uma exibição bastante segura na baliza e deu o conforto necessário às companheiras para irem em busca de mais.
Na segunda parte, Cléopatre Darleux permitiu Glauser descansar e Marta Alberto também regressou.
Estelle Minko marcou três de rajada, 21-14, Chloe Valentini e Tamara Horacek ampliaram para 23-15. E dali para frente, meteram a “quinta marcha” e foram para cima de Angola com tudo.
O ritmo competitivo e a velocidade de circulação foram cada vez mais difíceis de travar e as Pérolas não tiveram como reagir. A dada altura a diferença já era de 18-28. E só foi dilatando.
Apesar de tudo, o combinado nacional nunca baixou os braços. Agora tem de colocar todas as fichas no duelo, de 3 de Agosto, com o Brasil, onde se vencer marca presença nos quartos.
Já as francesas? Certamente que mostraram mais uma vez que são candidatas a revalidar o ouro olímpico.
Neste momento, a ronda preliminar do grupo B tem a França, com oito pontos, no primeiro lugar, qualificada para a próxima fase, seguindo-se os Países Baixos, com seis pontos, qualificado, a Hungria, com cinco pontos, qualificada, Angola, com três pontos, Brasil, com dois, e Espanha com zero.
Fonte; JA