
O Instituto África América (IAA) pretende atribuir o Prémio de Liderança 2025, ao Chefe de Estado, João Lourenço, em nome dos povos da África Global, na sua qualidade de Presidente da União Africana (UA).
Segundo um comunicado de imprensa enviado ao Jornal de Angola, o convite para a 41.ª Gala Anual da Entrega de Prémios a ter lugar no dia 21 de Setembro, foi entregue, quarta-feira, ao Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, Francisco José da Cruz, pela presidente do IAA, Felícia Appenteng.
Questões ligadas à organização do evento anual estiveram no centro do encontro entre as duas entidades, que reconheceram o papel relevante da União Africana, através dos seus esforços visionários para unir o continente e os seus descendentes globais, refere a nota.
Felícia Appeteng sublinhou que a organização continental tem impulsionado o trabalho da IAA de unir África e a sua diáspora na promoção de um mundo mais sustentável e equitativo, adoptando uma abordagem transcontinental e multifacetada.
Pilares fundamentais
Os programas do IAA abrangem quatro pilares de impacto, nomeadamente Educação Libertadora, Construção Comunitária, Cura e Reparação Global e Soberania Económica.
Desde a sua fundação em 1953, o IAA já investiu quase 500 milhões de dólares em bolsas de estudo e assistência para a formação de líderes africanos do futuro.
Fonte: JA