
As novas instalações do Posto Aduaneiro do Luvo, na província do Zaire, localizadas a escassos metros da linha fronteiriça com a República Democrática do Congo (RDC), foram inauguradas, nesta quinta-feira, pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou esta quinta-feira, no município do Luvo, província do Zaire, que as novas instalações do Posto Fronteiriço e Aduaneiro representam um espaço de encontro entre economias, culturas e destinos partilhados entre Angola e a República Democrática do Congo (RDC).
Ao discursar na cerimónia de inauguração da infra-estrutura, situada junto à fronteira comum, a governante destacou que o empreendimento simboliza a determinação do Executivo em transformar aquela zona num corredor de integração económica regional.
Segundo a ministra, o novo posto permitirá maior previsibilidade, segurança e dignidade na circulação de pessoas, mercadorias e meios de transporte, reforçando o papel estratégico do Luvo no comércio e na arrecadação de receitas públicas.
De iniciativa da Administração Geral Tributária (AGT), o Posto Fronteiriço do Luvo ficou orçado em 58 mil milhões e 300 milhões de kwanzas e gerou, numa primeira fase, 750 empregos directos. A infra-estrutura localiza-se a 60 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, na província do Zaire.



