O vice-presidente da International Finance Corporation para África, Sérgio Pimenta, anunciou, segunda-feira, em Luanda, que a instituição que dirige, prevê aumentar os financiamentos em vários sectores da actividade económica em Angola, no período de longo prazo.
No fim de um encontro que manteve com o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, disse que, nos últimos cinco anos, a International Finance Corporation para África, já desembolsou mais de 500 milhões de dólares para financiar vários projectos em Angola.
“Queremos fazer mais e apoiar o Governo angolano a atrair mais o sector privado. Queremos trazer mais investimentos para o sector privado em Angola. Queremos mais investimentos para empresas, porque achamos que o sector privado tem um papel muito importante a desempenhar na economia angolana”, disse.
O encontro com o ministro do Planeamento visou abordar questões ligadas às operações do IFC, que opera em Angola, desde 2019. Para hoje, está agendada uma mesa redonda ligada às parcerias público-privadas, que vai servir para o IFC explicar de forma detalhada os financiamentos que pode garantir para as parcerias público-privadas em Angola.
Mais projectos em carteira
Com um novo representante em Angola, a IFC está disposta a fazer investimentos para o desenvolvimento do país, apostando em sectores prioritários com parcerias público-privadas, estão voltadas para as infra-estrutura, comunicações, transportes, energia, agrícola e transformação agrícola, agro-alimentar, que em Angola possuem um grande potencial económico.
Fonte: JA