Já são conhecidos os 60 estudantes angolanos que vão se beneficiar da edição de 2022 do programa “Seeds for the Future”, um programa global de responsabilidade social corporativa da Unitel e a Huawei, e que tem como objectivo capacitar os melhores estudantes universitários nas mais avançadas tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Segundo o que foi revelado, os estudantes universitários vão ter aulas durante uma semana, em formato digital, via Skype, totalmente tecnológica com acesso às redes de banda larga fixa e móvel, com incidência ao 5G e informática em nuvem.
O plano curricular das aulas vão incidir sobre vários temas tecnológicos, como a internet das coisas, cidades inteligentes, entre outras problemáticas fazem parte do programa da formação.
Para Cecília Fernandes, gestora para área social e cooperativa da Unitel, falando na cerimónia de abertura do programa, frisou que o objectivo é dotar os participantes de práticas e prepara-los em matéria de conhecimento tecnológico.
A gestora explicou ainda que através da plataforma online, os estudantes poderão visitar o campo de Shinzen, na China, e trocar experiências com outros estudantes. Explicou ainda que os critérios para adesão à formação foram vários, a destacar o limite de 30 anos de idade, conhecimento intermédio de inglês, uma média não inferior a 14 valores nas áreas de tecnologias de comunicação e informação.
Já Nilton Roque, diretor de Relações Públicas e Institucionais da Huawei, também falando no evento, salientou que o curso está orçado em 120 mil dólares americanos por cada estudante e é extensivo a todos os países onde a empresa tem representações.
Disse que o custo deste ano é relativamente mais baixo, avaliado em 20 mil dólares por participante, por estar a ser ministrado por via virtual, onde a liderança, gestão e a questão intercultural fazem parte do programa de formação.
Segundo o responsável, este ano, os angolanos fazem parte do grupo dos polacos, congoleses democráticos e chineses.
O programa Seeds for the Future está desenhado para proporcionar aos estudantes universitários uma experiência de imersão cultural e de introdução ao mandarim em Pequim- China, bem como uma visita ao campus da Huawei em Shenzhen, onde os estudantes poderão experienciar o ambiente de trabalho de uma gigante na área das tecnologias de informação e comunicação.
Desde 2020, a organização decidiu reprogramar para o critério virtual, ou seja, promover uma viagem à China no formato virtual, via Skype, para 60 estudantes universitários angolanos, que este ano começou no dia 21 de novembro.
Na ocasião, o Secretário de Estado para as Telecomunicações Tecnologia de Informação, Pascoal Fernandes, reiterou o papel fundamental das tecnologias no país por contribuir para a melhoria de vida das populações.
Congratulou-se ainda com o programa “Sementes do Futuro de Angola” por contribuir para formação dos jovens.
Por seu turno, o Presidente do Conselho Executivo, Miguel Geraldes, asseverou que o compromisso da Unitel é o de renovar a formação para ajudar na superação das áreas de tecnologias avançadas.
Para o diretor da Huawei, Chu Xiaoxin, o programa visa capacitar o desenvolvimento de ecossistemas locais de talento das TIC, assim como promover a partilha de conhecimento e encorajar os jovens de diferentes países e regiões a participar na construção de comunidades digitais.
Fonte: MF