A Polícia Nacional (PN) na Huíla foi reforçada com mais 22 motorizadas de patrulha, a fim de melhorar a mobilidade dos agentes nos bairros, no processo de prevenção e combate ao crime.
Os meios entregues no fim-de-semana, juntam-se às 49 recebidas em 2022, nos meses de Fevereiro e Novembro, numa iniciativa do Governo provincial da Huíla.
Ao falar após a entrega, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, afirmou que é uma resposta às preocupações que a população tem apresentado, pois as dificuldades “são imensas”, a corporação também precisa ser apoiada e esse auxílio vem sempre que as condições financeiras permitem.
Para a polícia fazer a cobertura à província, disse o governador, tem de ter recursos humanos, materiais à altura, pelo que também pretende-se adquirir algumas viaturas para o mesmo fim.
“Sempre que a polícia solicita um apoio do Governo da Huíla e temos as condições, respondemos, o mais importante é ter as condições de segurança para o bem-estar das nossas famílias e ter os bens públicos conservados”, manifestou.
Por sua vez, o comandante provincial da Polícia Nacional, comissário Divaldo Martins, referiu que a prioridade é o Lubango, tendo em conta que representa, do ponto de vista da sua densidade, uma grande responsabilidade territorial e por ser aquele que representa mais desafios em termos de segurança.
Salientou que com as motas existentes, juntando com essas vão ter uma maior capacidade de cobertura, principalmente no interior dos bairros periféricos que de alguma forma são os mais necessários.
Destacou que as motorizadas e meios rolantes dão uma melhor capacidade do ponto de vista da prevenção, porque conseguimos estar em vários lugares e dão uma grande capacidade em termos de respostas por aquilo que são as necessidades do cidadão
Fonte: Angop