O Executivo diz que alguns funcionários públicos poderão receber um pouco mais do que os 25% de aumento salarial previstos na proposta do Orçamento Geral do Estado para 2025 (OGE2025), mas alerta que outros poderão receber menos. Isto por causa da “correcção de algumas distorções”.
Ao falar aos deputados na Assembleia Nacional, nos debates do OGE na especialidade, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, afirmou que alguns funcionários públicos poderão receber mais do que os 25% de aumento previstos na proposta do OGE2025, pelo facto do Governo ter adoptado um novo roteiro para a implementação da nova política de remuneração no País.
Conforme o ministro de Estado, há na estrutura do Governo funções equiparadas, mas com um grande desvio na sua remuneração.
José de Lima Massano afirma que neste ajustamento alguns funcionários públicos poderão não ter um aumento, no seu salário base, na magnitude dos 25%, e outros deverão ter um aumento acima dessa percentagem.
Segundo o governante, este acerto foi negociado com as centrais sindicais, quando este ano decretaram greve geral da Função Pública.
O aumento salarial, segundo o Executivo, visa mitigar a perda de poder de compra dos trabalhadores, bem como assegurar maior dignidade aos funcionários públicos e agentes administrativos do Estado.
Aos deputados, José de Lima Massano disse que o aumento da massa salarial em 2025 não vai exercer grande pressão sobre os preços dos produtos nos mercados, fruto da experiência do passado.
No mês de Abril último, o Presidente João Lourenço aprovou uma remuneração suplementar de 30 mil kz para os funcionários públicos e agentes administrativos do regime geral da Função Pública.
Fonte: NJ