A última edição da Grande Feira das Comunidades da capital do país realiza-se, hoje e amanhã, com o início, às 10h30, na Baía de Luanda, com uma previsão de participação de 174 feirantes, provenientes dos distritos urbanos da Maianga, Ingombota, Rangel, Samba, Neves Bendinha, Sambizanga e Ngola Kiluanji.
A informação foi avançada, ontem, à imprensa pela administradora municipal de Luanda, Milca Caquesse, quando anunciava que as inscrições começaram na segunda-feira passada e foram encerradas, ontem no período da tarde nas administrações dos distritos urbanos.
A administradora disse que, cada um dos feirantes para a inscrição pagou 2.500 kwanzas que vai servir para a limpeza e manutenção após dois dias do certame, na Avenida 4 de Fevereiro.
A administradora municipal disse que farão parte da exposição os produtos do campo, calçado, vestuário, artesanato, com realce para a praça de alimentação.
Para a responsável, a prioridade vai ser para a apresentação dos produtos fabricados no país, com o intuito de impulsionar os empreendedores nacionais e os produtores locais.
Segundo Milca Caquesse, neste ano que finda amanhã, foram realizadas 16 Feiras das Comunidades no município de Luanda.
A responsável municipal revelou que das 15 feiras já realizadas desde o início deste ano, com a participação de 2.450 feirantes, foram registadas uma média de 200 expositores por evento.
Bons negócios
A administradora revelou, também, que a finalidade central da execução das Feiras das Comunidades é para proporcionar espaços e oportunidades de negócio aos munícipes da capital do país.
“Devemos contribuir para criar espaços de negócio que sejam sustentáveis, promovendo o comércio seguro e próximo das nossas comunidades”, disse.
Na edição anterior, foram arrecadados 70 milhões de kwanzas do produto das vendas no evento, segundo Milca Caquesse.
Depois do lançamento do evento, a Administração Municipal de Luanda vai proceder, também, o acto de entrega de meios, designadamente barcos, kits de serralharia, estética e beleza, cadeiras de rodas, cestas básicas no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza. Milca Caquesse lembrou que o lançamento da Feira das Comunidades foi realizada no município de Luanda, no dia 30 de Agosto, onde foram apresentados e comercializados diversos produtos do campo, artesanato, artigos de lar, decoração, vestuários e outros acessórios.
Fonte: JA