O segundo Secretário Provincial do MPLA em Luanda reafirmou nesta quarta-feira, 14, à imprensa, durante o programa Ponto e Vírgula que o seu “partido está aberto para governar com todos angolanos, independentemente da cor partidária ou credo religioso”.
Ermelindo Pereira disse que o discurso do Presidente do MPLA, João Lourenço, “pode ser comparado com a selecção nacional de futebol, que congregou atletas quase todos os clubes e alguns jogadores no estrangeiro”.
Questionado se o MPLA está em condições de participar em eleições na actual situação socioeconómica que o país atravessa, o político reconhece que a situação que o país vive é consequência de factores conjunturais, que podem favorecer a oposição, mas, “os angolanos estão maduros conseguem ultrapassar vários fenómenos e fazer a leitura dos tempos”.
Sobre o assunto, o politólogo Rui Kandove diz que a afirmação do político do MPLA é “uma observação muito ousada e optimista, mas está longe da realidade”, e diz que “falta muito trabalho para os camaradas recuperarem a maior praça eleitoral do país”.
Rui Kandove diz que o segundo Secretário do MPLA em Luanda tem muito trabalho por fazer e pede mais engajamento para equilibrar a tabela nas eleições de 2027.
Já o especialista em questões eleitorais e Coordenador do Observatório Eleitoral Angolano, Luís Jimbo, disse ser “bastante prematuro fazer-se prognóstico dos resultados eleitorais quando faltam três anos para o pleito, tendo em conta a muitos factores variáveis”.
Fonte: CK