Segundo os dados de “Balanço de 2024 e Perspectivas para 2025” da Agenda Económica do Governo, apresentados esta segunda-feira, 23, em Luanda, na reunião entre a Equipa Económica e o Grupo Técnico Empresarial, orientada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, o governo, no mês de Janeiro a Novembro, criou um total de 213.533 empregos formais, o que representa uma média de 19.412 novos empregos formais por mês.
O secretário de Estado para Economia, Luís Epalanga, disse no final da reunião à imprensa, que este número é resultado da implementação das medidas aprovadas pelo Governo, em Julho de 2023, consubstanciadas no aumento da produção nacional, apoio no acesso ao financiamento para o sector empresarial, simplificação e alívio tributário e na melhoria do ambiente de negócios.
Revelou que a actividade económica cresceu, tendo o Produto Interno Bruto (PIB) evoluído quatro pontos no primeiro trimestre, 4,1 no segundo, para se fixar neste último trimestre em 5,5 por cento.
O governante acrescentou, que diante disto “o fundamental desse crescimento é que o PIB continua a ser liderado pelos sectores não produtivos”.
Fonte: CK