EUA: Suprema Corte do Colorado torna Trump ”inelegível” para as eleições de 2024
A Suprema Corte (Tribunal Supremo) do Colorado tornou Donald Trump, antigo presidente dos Estados Unidos da América (EUA), inelegível para concorrer às eleições presidenciais de 2024.
”Não chegamos a estas conclusões levianamente (…). Estamos conscientes da magnitude e do peso das questões que agora temos diante de nós. Estamos igualmente conscientes do nosso dever solene de aplicar a lei, sem medo ou favorecimento, e sem sermos influenciados pela reacção pública às decisões que a lei exige que tomemos”, sublinharam os juízes do Colorado, na tarde de onte.
A decisão, que ainda não é definitiva, dado que há de transitar para uma instância superior, o Tribunal Supremo dos EUA, já mereceu um ataque contundente da equipa do ex-presidente Donald Trump, para quem a Corte decidiu por motivação política.
”O facto de ter sido um bando de juízes de esquerda não eleitos e uma acção judicial movida por uma organização financiada por [George] Soros é uma loucura”, considerou Jim McLaughlin, consultor político de Trump.
”O povo americano tem um grande sentido de justiça e estas são as pessoas que andam por aí a dizer que Trump é uma ameaça à democracia e estão a fazer com que ele seja expulso das urnas. Não estão a dar ao povo americano o direito de decidir (…)”, acrescentou.
Comentaristas norte-americanos dizem estar atentos com as movimentações da Justiça, e consideram que a Suprema Corte dos EUA tem ”agora um verdadeiro dilema nas mãos”.
De referir que, o antigo chefe Estado norte-americano é acusado de quatro crimes de conspiração contra o próprio país.
Fonte: CK