EUA anunciam pacote de ajuda de 325 milhões de dólares para a Ucrânia
Esta nova ajuda militar ocorre após a Ucrânia iniciar a sua (tão esperada) contraofensiva, acabando por perder alguns veículos fornecidos pelos EUA no campo de batalha.
Os Estados Unidos anunciaram esta terça-feira um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia, revelou a agência Reuters.
O pacote, no valor de 325 milhões de dólares (cerca de 300 milhões de euros), inclui munições para sistemas de defesa aérea, munições e veículos, revela o Pentágono.
Esta nova ajuda militar ocorre após a Ucrânia iniciar a sua (tão esperada) contraofensiva, acabando por perder alguns veículos fornecidos pelos EUA no campo de batalha.
A Reuters dá conta que esta ajuda tem caráter urgente, sendo usada a Autoridade de Retirada Presidencial, que permite ao presidente transferir artigos e serviços dos EUA, na sequência de uma emergência, sem a aprovação do Congresso.
De recordar que na sexta-feira, os EUA já tinham anunciado novo pacote bilionário de ajuda militar para a Ucrânia de longo prazo no valor de 2,1 mil milhões de dólares (cerca de 1,95 mil milhões de euros).
O novo pacote de assistência, reportou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono), incluirá financiamento para mais munições para mísseis Patriot, sistemas e mísseis de defesa aérea Hawk e pequenos ‘drones’ (aparelhos aéreos não tripulados) Puma que podem ser lançados manualmente.
A mais recente injeção de financiamento – um dos maiores pacotes já fornecidos pelos Estados Unidos da América (EUA) – ocorre numa altura em que a Ucrânia está a começar a tão anunciada contraofensiva para tentar recuperar território ocupado pelas forças russas.
O Governo de Joe Biden já forneceu mais de 37,6 mil milhões de dólares (35 mil milhões de euros) em assistência de segurança à Ucrânia desde a invasão da Rússia.
Entretanto, o governo do Reino Unido também anunciou um novo pacote de ajuda de defesa aérea para a Ucrânia após uma reunião de ministros da Defesa, avançou a Sky News.
O equipamento, no valor de 92 milhões libras esterlinas (107,5 milhões de euros), será adquirido nos próximos meses pelo Fundo Internacional para a Ucrânia, de forma a aumentar a capacidade do país invadido e “proteger a sua infraestrutura nacional crítica, população civil e pessoal da linha de frente”.
“O pacote vai fornecer radar para ajudar a proteger contra os ataques russos indiscriminados, bem como armas e uma quantidade significativa de munição”, refere um comunicado do governo britânico citado pela Sky News.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939 -1945).
Fonte: NM