
Entre Janeiro e primeira quinzena de Julho, a previsão de verbas para aquisição de viaturas para organismos do Estado já ultrapassava os mais de 43 mil milhões Kz. Levantamento do NJ no Portal da Contratação Pública aponta para mais de 300 viaturas em aquisição. Ministério do Turismo com o maior bolo e a ENDE com mais veículos a adquirir.
Entre despachos presidenciais e concursos públicos, o Governo já autorizou, até à primeira quinzena de Julho, despesas de cerca de 50 milhões de dólares (mais de 43 mil milhões de kwanzas) para a aquisição de viaturas destinadas a diversos organismos do Estado, incluindo ministérios, governos provinciais, administrações municipais, institutos públicos e outras entidades. Os cálculos foram realizados pelo Novo Jornal com base nos despachos assinados pelo Presidente da República e nas publicações do Portal da Contratação Pública.
Das autorizações mais relevantes, destaca-se a verba de 22 milhões de dólares (aproximadamente 20,5 mil milhões de kwanzas), atribuída, em Março, pelo Presidente João Lourenço ao Ministério do Turismo. O despacho presidencial, por ajuste directo, não especifica o número nem o tipo de veículos a adquirir pelo ministério liderado por Márcio Daniel, mas justifica a medida com a necessidade premente de se criarem condições estruturais de funcionamento e suporte à actividade turística.
Outro montante expressivo foi aprovado, em Maio, para a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), que recebeu autorização para gastar cerca de 2,8 milhões de dólares (2,6 mil milhões Kz) na compra de 60 viaturas de serviço, com o objectivo de reforçar a frota operacional.
Fonte: NJ