
Joelson de Matos representa o continente africano e Angola num dos mais prestigiados encontros globais da engenharia
O engenheiro Joelson de Matos, Vice-Presidente dos Jovens Engenheiros de África da Federação Africana das Associações Profissionais de Engenharia (FAEO) e membro do Comitê Mundial de Capacitação em Engenharia da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (WFEO), representa Angola e o continente africano na Assembleia Geral da WFEO e na Conferência Mundial de Engenharia, que decorrem entre os dias 12 e 17 de outubro de 2025, em Xangai, China.
Com um profundo sentido de responsabilidade e entusiasmo, o jovem engenheiro destacou que a sua presença no evento “representa não apenas um compromisso pessoal, mas também um marco importante para a juventude engenheira de Angola e de África, bem como para a Ordem dos Engenheiros de Angola (OEA)”.
“Este encontro, que reúne pela primeira vez a maioria dos membros dos comitês dos jovens engenheiros de África e do Mundo, simboliza um momento histórico de aproximação, cooperação e construção de uma nova visão global para a engenharia do futuro”, sublinhou Joelson de Matos.
O evento reúne engenheiros de todo o mundo e tem como principal objectivo fortalecer as pontes entre continentes, promover o intercâmbio de conhecimento e consolidar o papel dos jovens engenheiros como protagonistas da inovação, sustentabilidade e desenvolvimento.
Joelson de Matos fez ainda questão de expressar a sua gratidão e reconhecimento ao Bastonário Cessante, Engenheiro Paulino Neto, e ao Bastonário actual, Engenheiro Augusto Baltazar, pelo trabalho visionário e contínuo em prol da valorização e afirmação da juventude engenheira no contexto nacional e internacional.
“É com base nesta liderança e aposta estratégica da OEA que os jovens engenheiros de Angola ganham hoje voz e presença activa nos principais fóruns de decisão da engenharia mundial”, concluiu o engenheiro.
A presença angolana neste prestigiado encontro mundial reforça o compromisso do país com o avanço tecnológico, a inovação e o fortalecimento da cooperação internacional em engenharia.