
A mudança das companhias que asseguram voos internacionais em Luanda será gradual e de acordo com resolução das necessidades de cada uma delas. Autoridade Nacional da Aviação Civil informa que actualmente operam em Angola dez companhias aéreas internacionais, o que segundo a instituição é n~umero que se mantém estável.
A companhia aérea Emirates vai transferir todos os voos internacionais para o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), localizado na província do Icolo e Bengo, no dia 01 de Novembro, apurou o Expansão junto de fonte da transportadora.
Ao se efectivar, a Emirates será segunda companhia aérea a transferir todos os seus voos internacionais para o AIAAN, depois da TAAG ter realizado, no dia 19 de Outubro, o seu voo inaugural, com a ligação Lisboa – Bom Jesus, Icolo e Bengo.
As operadoras tinham até 30 de Setembro para transferirem totalidade dos seus serviços para novo aeroporto, mas chegou a acontecer porque as companhias internacionais afirmaram que não tinham condições de se mudar naquele período exigido pelo Ministério dos Transportes.
Este tema tem levantado muitas questões sobre a insatisfação das companhias A mudança das restantes companhias que asseguram voos internacionais para Luanda será gradual e de acordo com resolução das necessidades de cada uma delas internacionais no território angolano. Num comunicado divulgado esta semana, Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) informou que, actualmente, operam em Angola dez companhias aéreas internacionais, número que, segundo a entidade, se mantém estável.
“A ANAC reafirma o seu compromisso com a transparência, estabilidade e rigor regulatório do sector. Reitera ainda que continuará a partilhar informação pública de forma responsável e transparente, em defesa do interesse nacional e do bom nome das instituições”, aponta.
Fonte: Expansão



