DRAMA DA PERSEGUIÇÃO: NORBERTO DE CASTRO VÊ CANDIDATURA CHUMBADA PARA PRESIDÊNCIA DA FAF
A Comissão Eleitoral para as eleições presidenciais da Federação Angolana de Futebol (FAF) rejeitou a candidatura de Norberto de Castro, figura conhecida no desporto nacional, e o primeiro a submeter o seu dossiê no passado dia 15 de Setembro. Os mandatários da sua lista foram Adão Simão e Nascimento Nkengue.
Nesta Quarta-feira, 09 de Outubro, durante a sessão realizada na Sede da FAF, a Comissão Eleitoral anunciou a conformidade das listas concorrentes ao pleito eleitoral para o quadriénio 2024-28. De acordo com a Comissão, a candidatura de Norberto de Castro foi chumbada por não ter conseguido comprovar a sua desvinculação da presidência do Complexo Escolar Desportivo Norberto de Castro, uma exigência para concorrer ao cargo máximo da FAF.
A decisão causou descontentamento entre os apoiantes de Norberto de Castro, que vêem na rejeição um possível acto de perseguição política. Apesar disso, a Comissão Eleitoral manteve-se firme na sua avaliação, alegando que todos os candidatos deveriam cumprir rigorosamente os critérios estabelecidos.
Norberto de Castro ainda não se pronunciou publicamente sobre a decisão, mas é esperado que recorra da mesma nos próximos dias.
(texto final em actualização)