
Os Estados Unidos da América mobilizaram cerca de 6 mil milhões de dólares para projectos ligados ao desenvolvimento do Corredor do Lobito, nomeadaente em sectores como o dos Transportes, Agricultura, Energia e Infra-estruturas, revelou, terça-feira, em Luanda, o chefe da missão diplomática norte-americana.
Noah Zaring, que falava durante a abertura do Workshop Regional sobre Prevenção da Criminalidade no Corredor do Lobito, sublinhou que a mobilização do montante visa alavancar o crescimento sustentável da região e criar condições para atracção de mais investimentos privados, para garantir que a paz e a estabilidade conquistadas ao longo dos anos sirvam de base para uma prosperidade duradoura.
“O Corredor do Lobito é um exemplo emblemático do que a paz e a parceria podem oferecer, onde até ao momento o Governo dos Estados Unidos ajudou a mobilizar 6 mil milhões de dólares para projectos diversos relacionados ao Corredor”, referiu.
O diplomata avançou que uma segunda fase do projecto irá expandir a conectividade ferroviária até à Zâmbia, a fim de criar oportunidades para o desenvolvimento de uma nova zona agrícola e impulsionar uma rota comercial aberta para o escoamento de minerais críticos, como cobre e cobalto, essenciais para a transição energética global.
Segundo Noah Zaring, este movimento está alinhado com a nova abordagem dos EUA para África, que passa pela assistência tradicional ao desenvolvimento para um modelo liderado por investimentos e fortalecimento do comércio bilateral.
“Os Estados Unidos estão a mudar a sua abordagem de assistência para uma baseada em investimentos e comércio, e acreditamos que os negócios são os melhores motores para o crescimento sustentável”, disse, acrescentando que a criação de ambientes económicos seguros e previsíveis é fundamental para atrair capital estrangeiro.
Fonte: JA