Sessenta e quatro automobilistas foram sumariamente condenados, na última semana, pelo Tribunal Provincial de Luanda, ao pagamento de multas por condução em estado de embriaguês, cujos os testes de alcoolemia, resultou numa taxa de álcool, superior a 0,8 gramas por litro no sangue.
A informação foi avançada ontem, à imprensa pelo director de Trânsito e Segurança Rodoviária de Luanda, superintendente-chefe, Simão Saulo, durante o balanço das acções realizadas pelos efectivos do trânsito. O oficial superior disse que, no total, foram autuados por condução em estado de embriaguês 105 automobilistas, sendo que outros 41 foram multados no local, porque a taxa de álcool no sangue foi inferior a 0,8 gramas.
Simão Saulo explicou que a embriguês durante a condução tem sido um dos factores que contribuem para a ocorrência de acidentes de viação, que têm causado mortes e feridos, pelo que apelou aos automobilistas no sentido de se absterem do álcool, no exercicico da condução.
Acidentes mortíferos
Entrenatnto, vinte e oito pessoas morreram e 107 ficaram feridas durante o fim-de-semana, como consequência de 78 acidentes de viação, ocorridos em todo o país, segundo os dados revelados pelo especialista da Direcção Nacional de Trânsito e Segurança Rodoviária(DTSR), superintendente João de Sousa.
O oficial superior da corporação explicou que se comparado com o fim de semana passado, houve um aumento de mais oito acidentes, mais sete mortes e mais 23 feridos.
A província de Luanda foi a que mais acidentes registou, com 15, que causaram nove mortos e 17 feridos, seguidos da Huíla com 10 acidentes, nove mortos e 17 feridos. O Namibe vem a seguir com com seis acidentes, um morto e cinco feirdos.
João de Sousa esclareceu que no domingo, por volta das 3 horas da madrugada, na província da Huila, houve o registo de um acidente de viação, na Estrada Nacional 280 por despiste, seguido de capotamento, que causou sete mortes e nove feridos graves. Em Luanda, houve um choque em cadeia contra cinco viaturas estacionadas, ocorrido por volta das 4horas, de domingo, cuja viatura era conduzida por um cidadão, em estado de embriaguês e não tinha carta de condução.
Bombeiros
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros está preocupado com o registo de mortes causadas por situações diversas. Ao longo do fim-de-semana, a corporação registou sete mortes, sendo quatro por acidentes de viação, dois por queimaduras durante incêndios e, um por presumível afogamento.
O porta-voz do Serviço, superintendente Wilsom Baptista, explicou que foram ainda registados 52 feridos dos quais, 46 por acidentes de viação, quatro por agressão física e um por ataque de um cão, outro por queimadura devido à explosão de uma panela de pressão.
Neste período, foram realizados 167 serviços de socorro diversos, nomeadamente 102 atendimento pré-hospitalar, que culminou com a transferência de 73 pacientes para diferentes unidades hospitalares onde receberam ajuda médica.
Houve ainda 34 extinções de incêndios, e seis derrame de combustíveis.
Fonte: JA