
O Conselho de Segurança Nacional, reunido, terça-feira, sob a orientação do Presidente da República, João Lourenço, apelou à população angolana a não aderir aos conteúdos veiculados nas redes sociais que incitam à desobediência civil, ao ódio e à rebelião.
Através de uma nota saída da reunião, o órgão de segurança alerta que muitos desses conteúdos são produzidos com recurso à Inteligência Artificial.
O Conselho de Segurança Nacional exorta à população a adoptar um comportamento cívico, ordeiro e de respeito às autoridades, que estão engajadas na garantia dos direitos e liberdades dos cidadãos, previstos na Constituição da República e na Lei.
Durante o encontro, realizado na sala de reuniões do Palácio Presidencial, o Chefe de Estado e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas foi informado, dentre outros assuntos, sobre os acontecimentos ocorridos no país na passada semana, com destaque para Luanda, caracterizados por actos de arruaça, vandalism e pilhagens de bens públicos e privados.
A nota do encontro refere que, face à sua gravidade, os sectores, órgãos e serviços do Sistema de Segurança Nacional tomaram as medidas consideradas adequadas, que permitiram a contenção e o estancamento dessas acções, o restabelecimento da ordem e tranquilidade públicas, da actividade comercial, laboral e escolar e o sentimento de segurança das populações.
Fonte: JA