A balança corrente registou um superávit de 2,12 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2024, um aumento de 621,5 milhões de dólares em relação ao segundo trimestre, mas uma queda de 248,7 milhões de dólares em termos homólogos.
O crescimento do saldo da balança corrente face ao trimestre anterior deveu-se, maioritariamente, ao crescimento dos custos de renda primária, que aumentaram quase 32,1 por cento, segundo documento publicado pelo Departamento de Análise dos Mercados do Banco Crédito do Sul (BCS).
Embora as exportações no sector petrolífero que rondou os 2,85 por cento e não petrolífero 27,66 por cento, tenham crescido, o saldo da balança de bens caiu 2,3 por cento, impulsionado por um aumento de 12,3 por cento, nas importações.
O PIB da economia do país em 2024 registou um crescimento de 5,5 por cento, desde o primeiro trimestre de 2015, um aumento de 1,4 por cento em relação ao segundo trimestre e quatro por cento, comparado ao mesmo período de 2023.
Todos os sectores, excepto a Intermediação Financeira, Seguros e Subsídios, contribuíram positivamente para o crescimento. Destacam-se a extracção de diamantes, minerais metálicos e não metálicos, pesca, transportes e armazenagem, além dos benefícios fiscais do Imposto sobre os Produtos.
No mês de Novembro, a inflação homóloga fixou-se em 28,4 por cento, um aumento de cerca de 10,2 por cento, face ao mesmo período em 2023, comparada com a inflação de Dezembro de 2023, observa-se que a inflação homóloga cresceu cerca de 8,4 por cento. Por outro lado, comparada ao mês anterior, a inflação homóloga diminuiu, pelo terceiro mês consecutivo, em torno de 0,8 por cento.
A variação mensal de preços na capital, por sua vez, contrariou o seu comportamento de abrandamento que vem mostrando desde Maio de 2024, tendo se fixado em 1,46 por cento, no mês de Novembro. Tendo em conta os dados publicados no mês de Novembro pelo INE, parece-nos cada vez mais alcançável a previsão, por parte do Banco Mundial, para a inflação homóloga no final do ano de cerca de 27,9 por cento.
Fonte: JA