Oficiais da Polícia Judiciária Militar Junto do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, em coordenação com a sua congénere da Procuradoria Militar, detiveram, mediante Mandado de Detenção, nesta segunda-feira, 27, o Comandante da Esquadra do Mundial, Subinspector Souto Joaquim, por supostamente ter disparado mortalmente contra um militar afecto as Forças de Destinação de Comandos das FAA, o Sargento Comando que em vida atendia pelo nome Mónica Macosso “Trabuco”.
Na mesma investigação, foi detido na tarde desta terça-feira, 28, o Agente Vlademiro Castro, por supostamente disparado e causado ferimento grave contra o Soldado Comando Paulo Morgado.
Os detidos, segundo a investigação, foram encaminhados para um dos calabouços da referida Polícia Criminal.
Souto Joaquim e Castro, são efectivos colocados no Comando de Belas, a par de Rato Branco, Luís Catete que na tarde do dia 13 de Dezembro de 2022, em coordenação com o então Comandante de Belas Evandro Aragão, na Centralidade do Kilamba, entraram em confrontos com os respectivos comandos, que terminou com a morte de um militar, o ferimento grave de outro, sendo que o soldado Tatipander conseguiu sair ileso, quando supostamente usavam baionetas e granadas para enfrentar à polícia.
Questões de terrenos estavam na base na contenda. A imprensa sabe que a Polícia Judiciária continua a investigar o caso, e outros polícias poderão ser arrolados no caso.
Fonte: Na Mira Do Crime