Publicidade
CulturaNotíciasSociedade

Carnaval/2023:Substituição de Pedro Vidal será difícil – União 10 de Dezembro

Luanda – O presidente do Grupo Carnavalesco União 10 de Dezembro, do distrito urbano da Maianga, em Luanda, Francisco Pimentel “Kota Chico”, considera que o desaparecimento físico do comandante Pedro Vidal vai trazer inovações ao grupo, que continuará a lhe render tributo pelo legado.

Em declarações à imprensa, após a distinção feita ao grupo, segunda-feira, pelo Movimento Nacional Angola Avante, com a entrega de um diploma de mérito e valor monetário simbólico, o responsável referiu que “não será fácil substituir um líder que sempre motivou a juventude dançar o carnaval”.

Francisco Pimental disse serem necessárias as inovações que estão a surgir no grupo, como um novo comandante, no intuito do grupo continuar na senda das vitórias e na valorização do seu nome, bem como do comandante histórico – o Pedro Vidal.

” A distinção é o reconhecimento do que temos feito de melhor no Entrudo, onde por várias vezes o comandante Pedro Vidal demonstrou performance, o que lhe mereceu o estatuto dos melhores dos melhores”, salientou.

Por seu turno, a presidente do Movimento Angola Avante, Elsa Cassueca, informou que a sua organização decidiu homenagear os fazedores do Entrudo que ao longo de 45 anos têm contribuído, com dedicação e empenho, na preservação e valorização da maior festa cultural dos angolanos.

Falecido em 2020, Pedro Vidal coleccionou individualmente 14 distinções de “melhor comandante” e quatro títulos colectivos, como vencedor do Carnaval de Luanda, razão pela  qual foi homenageado pelo Ministério da Cultura, em 2021, a título póstumo.

Ao longo dos 45 anos de existência do carnaval, o grupo União 10 de Dezembro, fundado em 1978, já se sagrou vencedor em quatro edições: 1991, 1999, 2002 e 2006. LDN/MDS/ASS

Fonte: Angop

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo