Quatro cidadãos entre os 28 e os 39 anos dedicavam-se a alugar viaturas topo de gama, modelo Land Cruiser, em serviços de rent-a-car, que depois descaracterizavam e vendiam por 17 milhões de kwanzas, soube à imprensa. A quadrilha foi entretanto detida.
Antes de serem detidos os quatro homens alugavam os veículos por quatro dias, pagando um valor total de 400 mil kwanzas para usufruírem das viaturas topo de gama, que pertenciam a uma empresa rent-a-car no município do Cazenga.
Segundo o SIC, passado o tempo celebrado no acordo, os cidadãos não mais devolviam as viaturas como estava combinado.
Fernando Carvalho, porta-voz do SIC Luanda, disse aos jornalistas que a quadrilha descaracterizava as viaturas com a ajuda de um pintor, integrante da mesma quadrilha, que alterava a cor original dos Land Cruiser (preto), para (azul escuro) e posteriormente comercializavam-nas.
Conforme o SIC, este era o modus operandi dos integrantes do grupo que se faziam passar por clientes, detentores de uma empresa promotora de vendas, com escritórios localizados no Projecto Nova Vida, “dando, à posteriori, destino incerto aos veículos alugados. Desta acção, foi possível recuperar duas viaturas, bem como uma pistola”.
Os detidos foram já presentes ao Ministério Público e ao juiz de garantias, que aplicou, como medida, a prisão preventiva”, contou o porta-voz do SIC.
Fonte: NJ