Burkina Faso: Governo militar frustrou “grande” tentativa de golpe

O governo militar de Burkina Faso disse, esta segunda-feira, 21, que frustrou uma “grande conspiração” para derrubar o líder da junta do país, Capitão Ibrahim Traoré.
O governo militar tomou conhecimento da conspiração pela primeira vez quando interceptou comunicações entre um oficial militar burquinense de alta patente e líderes terroristas.
O Ministro da Segurança, Mahamadou Sana, afirmou na televisão estatal que entre os conspiradores estavam soldados da activa e do ex-soldado, além de terroristas. Ele citou o Capitão René David Ouédraogo como um dos soldados que apoiaram o plano. Ouédraogo está actualmente foragido.
Esta é apenas a mais recente tentativa de derrubar Ibrahim Traoré depois que ele tomou o poder.
O governo militar de Traoré prometeu lutar contra grupos jihadistas e até buscou apoio da Rússia, mas as ameaças à segurança persistem, já que 40% do país permanece sob controlo jihadista.
A região do Sahel continua a ser um epicentro da violência terrorista e Burkina Faso foi o país mais afectado pelo terrorismo em 2024, com 1.532 mortes, de acordo com o Índice Global de Terrorismo de 2025.
Mahamadou Sana também afirmou que os instigadores da conspiração estão baseados na Costa do Marfim. As autoridades marfinenses ainda não se pronunciaram sobre essa acusação.
Em Setembro de 2024, Burkina Faso já havia acusado a Costa do Marfim de hospedar conspiradores.
Na semana passada, autoridades burquinenses prenderam vários militares, incluindo oficiais, acusados de planejar desestabilizar o governo.
Fonte: CK