
O Banco Nacional de Angola (BNA) reafirmou, nesta segunda-feira, 21, no Huambo, o compromisso de atingir a meta de inflação de 17,5 por cento até Dezembro próximo.
O compromisso foi reassumido pelo director do departamento de Estudos Económicos do BNA, Sebastião Tuma, durante a conferência sobre o Balanço e as Perspectivas da Política Monetária e Cambial, orientada pelo vice-governador da instituição, Domingos Pedro, no auditório do Centro Cultural “Manuel Rui Monteiro”.
Ao fazer a radiografia do primeiro semestre, o responsável lembrou que, em Janeiro, o BNA apresentou os objectivos da política económica para o corrente ano, com enfoque na trajectória da taxa de inflação. Adiantou que a meta de 17, 5 por cento até ao final do presente ano, deve-se aos resultados encorajadores registados no primeiro semestre e na trajectória descendente da taxa iniciada em Agosto de 2024.
Explicou que, até apresente momento, a inflação anual situou-se em 19,73 por cento, reflectindo uma redução de 7,7 pontos percentuais face ao ano anterior, com vista à meta de 10 pontos percentuais de decréscimo até Dezembro.
Fonte: OPAÍS