O superintendente-chefe Januário Samba Daniel, antigo chefe de Educação Patriótica da Polícia Nacional na província do Bié, que no passado mês de Julho agrediu fisicamente dois agentes reguladores de trânsito em serviço, e que tinha sido exonerado do cargo, foi despromovido para superintendente, um grau inferior à anterior patente, por má-conduta, soube à imprensa.
Este oficial superior fica agora à disposição do comando provincial da PN no Bié, após a despromoção feita ainda pelo então comandante geral Arnaldo Carlos, que recentemente foi nomeado pelo Presidente da República secretário de Estado do Ministério do Interior.
Segundo relatos, o agora superintendente agrediu os agentes de trânsito em serviço, afectos ao departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária do Comando do Bié, que interpelaram um automobilista que circulava em excesso de velocidade e de lotação, para além de conduzir em estado de embriaguez.
Os agentes solicitaram a documentação, e o condutor apresentou simplesmente o livrete da viatura e a seguir colocou-se em fuga, tendo regressado minutos depois, com o oficial superior da polícia, próximo do automobilista.
Segundo relatos da investigação, após a entrega da documentação, o automobilista aproveitou a presença do oficial e insultou os agentes em serviço com palavras ofensivas.
Os agentes, ao tentarem impedir as ofensas do cidadão, foram agredidos pelo oficial superior, na altura, superintendente-chefe.
Entretanto, no passado mês de Agosto, como avançou à imprensa, este oficial superior da PN, de 50 anos, foi exonerado do cargo de chefe de Educação Patriótica da Polícia Nacional na província do Bié.
Fonte: NJ