GPL “passa a pente fino” capacidade operacional da TCUL antes de assumir a gestão

O governador provincial de Luanda, Luís Manuel da Fonseca Nunes, manteve esta quarta-feira, 03, um encontro de trabalho com o Conselho de Administração da empresa Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL), onde em cima da mesa estiveram vários assuntos inerentes a transportadora.
Durante o encontro, foram abordados temas relacionados com a gestão e operação da empresa, com destaque para os principais desafios enfrentados pela operadora, entre os quais a necessidade de regularização dos pagamentos pelos serviços prestados.
De acordo com informações apuradas pela Rádio Correio da Kianda, a reunião incluiu ainda uma análise detalhada sobre o funcionamento da TCUL e os mecanismos necessários para o reforço da sua capacidade operacional.
Na sequência, o governador provincial visitou a sala de monitoramento e vigilância dos autocarros, localizada no edifício-sede da TCUL, onde recebeu informações técnicas sobre o sistema de controlo e operação. Posteriormente, deslocou-se à Base Interprovincial da TCUL, no Grafanil, município do Kilamba Kiaxi.
A jornada prosseguiu no município de Viana, com a visita à Base Operacional da TCUL. Já no município do Cazenga, o governador avaliou igualmente as condições de funcionamento da Base Operacional daquele município.
Referir que tudo isso acontece numa altura em que o Ministério dos Transportes, prepara-se para passar, até ao final do ano, a gestão da TCUL ao Governo Provincial de Luanda.
Vale destacar que a TCUL possui actualmente nove bases operacionais, conta com 1.803 funcionários e presta serviços urbanos, interprovinciais, de aluguer e expresso para as centralidades, além de dispor de dois centros de formação.
A TCUL é a empresa estatal responsável pelo transporte público na capital angolana, desde 1988, e é tutelada pelo Ministério dos Transportes. Actualmente, devido a recente divisão administrativa do país, a TCUL opera nas províncias de Luanda e do Icolo e Bengo, no município de Calumbo, e conta com uma frota de 600 autocarros, dos quais perto de 100 em operação, que transportam diariamente, em média, 10 mil passageiros.
Fonte: CK



