
Angola registou, durante a quadra festiva de final de ano, 39 acidentes de viação, 10 mortes e 47 feridos.
Os dados foram avançados, hoje, pelo director-adjunto de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional e porta-voz da operação “Sentinela”, Mateus Rodrigues.
De acordo com o responsável, os principais motivos dos acidentes foram o excesso de velocidade, a ultrapassagem irregular e a condução sob efeito de álcool.
Paralelamente, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou 50 ocorrências, incluindo duas mortes, uma por afogamento e outra por suicídio.
O balanço da quadra festiva foi considerado estável, seguro e tranquilo, destacando-se o esforço das forças de segurança e serviços de emergência.
Por fim, a Polícia Nacional apelou à prudência nas estradas, à não condução sob efeito de álcool e ao reforço da supervisão de crianças em casa e nos bairros para prevenir crimes como raptos e abusos sexuais.
O responsável reforçou, ainda, que a cooperação da população e o cumprimento das regras de trânsito são essenciais para manter a segurança rodoviária e comunitária durante períodos festivos.
Fonte: NJ



