O BAI alcançou uma impressionante conquista ao tornar-se o banco líder em lucros, superando o BFA e garantindo o primeiro lugar no ranking dos maiores contribuidores para o crescimento agregado dos lucros da banca em Angola. Sob a liderança de Luís Lélis, o banco viu os seus resultados dispararem impressionantes 99%, atingindo cerca de 200 mil milhões Kz, o que representa um duplicar dos lucros.
Durante muitos anos, o BFA deteve o título de campeão dos lucros, mas agora o BAI assume esta posição de destaque, acumulando também a liderança em ativos no setor bancário. Em segundo lugar, segue-se o BFA, liderado por Luís Gonçalves, que registou um aumento de 19% nos lucros, totalizando 167,3 mil milhões Kz. O Standard Bank Angola fecha o pódio, com um resultado líquido de 68,2 mil milhões Kz. Juntos, esses três bancos representam 70% do lucro total dos 17 bancos que divulgaram os seus balancetes do IV trimestre de 2023.
Enquanto os grandes bancos desfrutaram de um desempenho positivo, os bancos de menor dimensão enfrentaram desafios, com quedas significativas nos lucros. O Banco da China Sucursal em Luanda (BOCLB), o menor banco da praça nacional, registou a maior queda nos resultados, com uma diminuição de 85% para 324 milhões Kz. O Finibanco (-70%), BCS (-66%), BCH (-43%) e o BVB (-9%) também apresentaram quedas nos resultados líquidos. Ao contrário de 2022, desta vez nenhum banco registou prejuízos em 2023, segundo um artigo do jornal.
Fonte: PL