As Forças de Defesa e Segurança na Lunda-Norte detiveram mais de 500 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) por entrada ilegal no território nacional e com eles foram ainda apreendidos 2,6 mil dólares norte-americanos bem como 37 diamantes em bruto.
A detenção dos estrangeiros aconteceu no âmbito da “Operação Limpeza”, que está a decorrer nesta província desde os primeiros dias do mês de Janeiro.
Estão envolvidos nesta acção a Polícia Nacional, o Serviço de Investigação Criminal, o Serviço de Migração e Estrangeiros, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e as Forças Armadas Angolanas.
De acordo com a polícia, dentre os indivíduos que foram detidos na Lunda-Norte, destacam-se 459 homens, 47 mulheres e quatro crianças.
Durante a operação foram igualmente apreendidos 970 litros de combustível, que estavam escondidos no posto fronteiriço do Marco-05, uma lavaria de diamantes de um giga e uma viatura de marca Volvo, por não ter licença de circulação.
Os cidadãos da RDC, segundo a PN, serão repatriados para o seu País e os produtos apreendidos vão ser entregues aos órgãos competentes para os procedimentos legais.
Fonte: NJ