Um total de 441 caixas de tempero de marca ADJA falsificado que estavam a ser vendidas nos mercados do Kikolo e km 30, em Luanda, foram apreendidas pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), que aconselham os consumidores a não usar este produto temporariamente, por ser de origem duvidosa.
Apesar de ter sido apreendida esta grande quantidade do tempero falso, há muita probabilidade de algum produto ainda circular nos principais mercados de Luanda sem o conhecimento dos revendedores, razão pela qual as autoridades aconselham a população a temporariamente evitar consumir o caldo, porque o falso não difere muito, na aparência, do produto original.
Não obstante as semelhanças existentes na embalagem, o produto genuíno apresenta uma cor vermelha e o pacote é de 12gr e o contrafeito contém uma cor mais acastanhada, parecida com pó de café e a embalagem é de 15gr, explica o SIC.
O gabinete de comunicação institucional e imprensa da direcção geral do SIC assegura que nesta operação foram igualmente detidos quatro cidadãos nacionais, comerciantes, que são os responsáveis pela venda do produto falsificado, que custava 12 mil kwanzas por caixa.
Os comerciantes, para além da marca, também falsificaram os selos, o peso, as medidas, bem como o tamanho dos pacotes, para que os consumidores não dessem conta que o produto é falso e que não é apropriado para o consumo humano.
O SIC presume que esta mercadoria, com fortes indícios de ser um produto contrafeito, é de origem chinesa e apresenta características diferentes da marca original que está registada e autorizada para ser comercializada no País.
Os homens que foram apanhados em flagrante a comercializar o tempero estão detidos e serão encaminhados para o juiz de garantia.
Fonte: NJ