Jovens angolanos residentes em Portugal debateram, ontem, em Lisboa, sobre o seu papel na projecção da imagem de Angola no mundo.
O debate foi promovido pelo Centro de Articulação com a Diáspora (CAD), sediado em Lisboa, Portugal, por ocasião da participação do Presidente da República, João Lourenço, nas comemorações do 25 de Abril, a convite do seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa.
Durante o debate, com o tema “Angolanos em Portugal e o seu papel na projecção da imagem do País”, os participantes revelaram os seus projectos e o desejo de serem apoiados quer pelo Executivo, quer pelo empresariado nacional, visando tornar visíveis os valores de Angola na Europa.
Os angolanos falaram, igualmente, das suas expectativas em relação à confraternização do Presidente da República com representantes da comunidade em Portugal, a ter lugar hoje naquela cidade.
Os participantes também mostraram que mantêm o vínculo com Angola e que estão determinados a contribuir, com o seu saber, para o desenvolvimento económico, social e cultural do país, tal como muitos já o fazem, enquanto empreendedores em diferentes sectores.
O debate, que contou com uma plateia de mais de 20 jovens angolanos residentes em Lisboa, foi moderado por Ângela Cardoso e teve como convidados as jornalistas e empreendedoras Neusa e Silva e Isabel Lemos, o jornalista e escritor Vladimir Prata e o representante da Associação de Estudantes Angolanos em Portugal, Ayrton Pahula.
Fonte: JA